sexta-feira, 16 de março de 2012

ORGULHO...





Há uma linda história na Bíblia que fala sobre um homem importante, mas que tinha lepra. E isso era um grande problema. Sendo quem era, chefe do exército do rei da Síria, homem valoroso,mas era leproso.


Certo dia, uma menina, que era serva em sua casa e servia à sua esposa, comenta com ela que se seu senhor conhecesse o profeta que estava em Samaria,  Naamã seria curado da lepra.


Assim, sua esposa fala o que a menina lhe disse e este, confiante, fala com seu rei que permite que ele vá e fale com esse profeta.


Naamã então pega uma boa soma de riquezas e leva para a viagem, a fim de pagar ao profeta, caso ele de fato o ajude.


Bem, sabemos que a lepra, conhecida hoje com novo nome, hanseníase, uma vez instalada na pessoa, não tem cura. Mesmo hoje, com todo o tratamento, só é possível controlar a doença se a pessoa detectá-la cedo, caso contrário...


O fato é que Naamã era o servo do rei da Síria, inimigo que havia dominado Israel naquele tempo... O rei de Israel se desesperou quando leu a carta que Naamã lhe entregou , pois nela o rei dizia  o  objetivo da presença de Naamã ali: ser curado da lepra. Imagina, se naquela época não existia nem tratamento, quanto mais cura??!! Dá pra entender o por quê do desespero do rei de Israel: era outra guerra na certa!!!


Eliseu, o profeta mencionado pela menina, quando soube do desespero do rei, mandou dizer a ele: " Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel." 


Naamã então vai direto para a casa de Eliseu, com todo os seus carros e riquezas e para diante da casa do profeta. Mas  Eliseu nem vai ao seu encontro, lhe envia um mensageiro e manda que se banhe sete vezes no rio Jordão e ele seria curado.


Dá pra imaginar a cara de Naamã, homem importante e valoroso, parado diante da casa do profeta, todo cheio de honra e orgulho por ser quem é, nem ser recebido pelo profeta???  E ainda aquela mensagem sem sentido: ir lavar-se no Jordão???


" Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, se colocará em pé, e invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a mão sobre o lugar, e restaurará o leproso."  Disse Naamã indignado.


Audaciosamente seus servos ali presentes o questionam:
"Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas lhe diz que se lave, e será purificado! "


Vencido pelo bom senso, ele mergulha sete vezes  no Jordão, conforme a ordem do profeta e... surpresa... ele FOI CURADO!!! Sua pele tornou-se como a de uma criança.


Isto está escrito em 2 Reis capítulo 5. É lindo de ler.


Então, depois de ouvir uma canção de Raquel Mello, onde ela fala sobre esse momento, de um modo light, fiquei refletindo em como somos ORGULHOSOS, cheios de si...


Veja, Naamã precisava de cura, viajou quilômetros, mas só porque não foi recebido pelo o que era, desacreditou no profeta!!


Quantos de nós, cheios de nossa INTELECTUALIDADE, HONRA E ORGULHO, deixamos de ouvir DEUS, de fazer o que ELE diz, só porque não vemos, não podemos pegar e provar, de modo conhecido por nós, a sua existência???


Então, acabamos por perder bençãos, milagres e até a salvação devido ao nosso orgulho.


Ouçam essa linda canção, com Raquel Mello.





Nenhum comentário:

Postar um comentário