quinta-feira, 2 de maio de 2013

ESTER, UMA MULHER ESTRATEGISTA

Lendo o capítulo 7 do livro de Ester fiquei impressionada com a paciência e sabedoria dela, ao fazer o pedido ao  Rei.
Confesso: eu teria estragado tudo no momento que soubesse da ideia atravessada de Hamã, teria ido na hora tomar satisfação com o cara e ainda exigiria do Rei, o marido, uma atitude severa com esse homem.
Mas não Ester. Não. Ela não se deixou levar pela emoção, pela ira ou medo, ela foi buscar ideia de quem sabe todas as coisas: Deus.

" Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejum em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei."  Ester 4: 15 e 16.
Nossa, ainda estou aqui pensando nela sem comer e sem beber por três dias, enquanto sacrifica o corpo e fortifica o espírito! E todo um grupo de pessoas juntamente com ela, ou seja, a mulher era líder!! E ainda teve o encanto de convidar o rei, seu marido, para um banquete, juntamente com seu maior inimigo, Hamã ( se estiver curioso para saber do que estou falando da ideia doida de Hamã, sugiro que leia o livro de Ester, demais!! ), e fez assim por três dias!!!
" Três dias depois, Ester vestiu seus trajes de rainha e colocou-se no pátio interno do palácio, em frente do salão do rei. O rei estava no trono, de frente para a entrada. Quando viu a rainha Ester ali no pátio, teve misericórdia dela e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão. Ester aproximou-se e tocou a ponta do cetro.
E o rei lhe perguntou: ' Que há, rainha Ester? Qual é o seu pedido? Mesmo que seja a metade do reino, lhe será dado.' ( PRONTO, aqui eu teria detonado Hamã, contado tudo! )
Respondeu Ester: ' Se for do agrado do rei, venha com Hamã a um banquete que lhe preparei.'

Ok, serei legal com vocês: Hamã, simplesmente por estar furioso com Mardoqueu, por este não se ajoelhar quando ele passava, decidiu, para atingir o homem, MATAR TODOS OS JUDEUS! E ainda por cima, de um modo bem engenhoso, conseguiu convencer o rei a assinar o decreto que dava plenos poderes para matarem a qualquer judeu que fosse visto durante dois dias!!! E, acatando a ideia doida de sua esposa Zeres, ele até tinha feito uma forca para Mardoqueu!  Mas, não sabia ele de dois detalhes: Mardoqueu era tio de Ester; e ela era judia. Pronto.
" O rei e Hamã foram ao banquete com a rainha Ester, e, enquanto estavam bebendo vinho no segundo dia, o rei perguntou de novo: ' Rainha Ester, qual é o seu pedido? Você será atendida. Qual o seu desejo? Mesmo que seja a metade do reino, isso lhe será concedido.'
Então a rainha Ester respondeu: ' Se posso contar com o favor do rei, e se isto lhe agrada, poupe a minha vida e a vida do meu povo; este é o meu pedido e o meu desejo. Pois eu e meu povo fomos vendidos para a destruição, morte e aniquilação. Se apenas tivéssemos sidos vendidos como escravos e escravas, eu teria ficado em silêncio, porque nenhuma aflição como essa justificaria perturbar o rei.'
O rei xerxes perguntou à rainha Ester: ' Quem se atreveu a uma coisa dessas? Onde está ele?'
Respondeu Ester: ' O adversário e inimigo é Hamã, esse perverso."

Serei franca com vocês: nem imagino como Ester conseguiu ficar calada por dois dias e muito menos como ela  conseguiu manter o rei interessado em seu pedido. Veja bem, ele era o rei e tinha muitas ocupações´. Mas ela foi sábia e inteligente, e, convenhamos, estrategista. Eu me tornei fã dessa mulher.
Bem, o fato é que tudo foi descoberto e Hamã, surpresa, foi enforcado na forca que havia preparado, antecipadamente, para Mardoqueu.
Aprendo muitas coisas com Ester e, apesar de querer escrever todas aqui, direi apenas duas:
1) Saber esperar o momento certo de fazer o pedido. Eu teria aproveitado aquele primeiro momento em que o rei pergunta o que ela queria. Com certeza, na hora, eu teria detonado Hamã e ainda dado uma prensa no rei por ter assinado algo sem ter lido!!
2) ORAR E ESPERAR A SABEDORIA DE DEUS PARA AGIR. Pois é, a mulher foi jejuar e perguntar o que fazer para aproximar-se do rei e agrada-lo, de modo que ele a aceitasse em seu salão. E deu certo. E ela teve paciência em esperar por três dias, e confiança em fazer o que Deus deu a ela de inteligência, em dois dias. Ou seja,  cinco dias de preparação e no último dia, XEQUE MATE pra Hamã. E só nesse dia ela falou quem ele era : adversário, inimigo e perverso. Antes disso, ela nada falou do amigo de confiança do rei.


Sejamos como a rainha Ester em nosso lar: sábia, prudente, paciente e inteligente.
Que Deus nos ajude e nós o busquemos, pois existem muitos Hamã sondando nosso lar, mas que tenhamos o entendimento de agir no momento certo, em nome de Jesus.

Zucleide Cruz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário