quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A LEOA E SEU LAMENTO

 A Bíblia fala em Ezequiel, capítulo 19, a história de uma Leoa que cria seus leõezinhos ( em algumas traduções, são chamados de "cachorros".) entre leões.
 Ela toma um desses leõezinhos e o ensina a ser um leão e este aprende a apanhar a presa e devorar os homens. Diz a Palavra que ouvindo as nações sobre ele, o apanham em sua cova  e o levam para o Egito.
 Ela não perde tempo e pega outro leãozinho  e passa a ensiná-lo a ser um leão; e este, andando com os outros leõezinhos logo aprende a ser como eles. Apanha a presa, devora os homens. Este vai um pouco mais longe:  conhece palácios, assola as cidades, a terra, e a sua plenitude com o seu rugido. Mas este também é apanhado em sua cova: gentes das províncias o cercam, estendem contra ele a rede e o apanham. Levam-no em cárcere com ganchos para a Babilônia e ali é preso em lugar alto para que não se ouça o seu rugido nas montanhas de Israel.
 A Bíblia continua a parábola e agora ela, a Leoa, é comparada a uma Videira. E esta Videira fora plantada à borda das águas e frutificou muitíssimo e encheu-se de ramos. Ela tinha varas fortes para cetros de dominadores e era vista na sua altura  devido a multidão dos seus ramos.
 Mas diz a Palavra que a Videira fora arrancada com furor, foi abatida até a terra e o vento  Oriental secou seu fruto; quebraram-se os seus fortes ramos e o fogo os consumiu. E agora, fora plantada no deserto, numa terra seca e sedenta. Ela fora destruída!
 Ao ler essa passagem Bíblica me senti como essa Leoa. Um dia confiante, capaz de muitas proezas. Como a Videira tive da onde saciar minha sede e fiquei formosa. Mas minhas atitudes me tiraram a alegria de estar neste lugar alto.
 Tive a sensação da realidade: que sou frágil, que posso ser desarraigada, tirada de onde estou, sem nenhuma realização, devido a minha própria forma de levar a vida.
 Não quero ser como essa Leoa que perdeu suas esperanças, pois nenhum de seus filhotes ficaram com ela! Não quero ser como essa Videira, arrancada e destruída, colocada no deserto para morrer de sede e queimada ( isso me faz lembrar o Inferno! )!
 Quantos de nós nos esquecemos de quem somos, de nossos sonhos e valores, devido ao que nos cerca? Somos fortes, mas acontecem coisas em nossas vidas que nos fazem abatidos, desarraigados de nossa felicidade  e paz interior até aquele momento. Somos levados pelas correntes do medo e depressão a lugares em que não há quem ouça a nossa voz. E ficamos na escuridão de nossa alma. Sozinhos. Como aquela Leoa, sem esperança. Como aquela Videira, seus os seus ramos.
 Entendi, durante essa leitura que compartilho com vocês, que como a Videira no livro de  Ezequiel, podemos começar bem na presença do Senhor, mas as solicitudes da vida, o desejo de ter uma carreira reconhecida, um nome, enfim, acabam por nos afastar de Deus. Alimentamos os desejos de nossa carne, de nossas preocupações diárias, como se vivêssemos sem eira nem beira nesse mundo de Deus. E acredito que os fortes ramos sejam os dons que Deus nos dá para alcançarmos as conquistas dessa vida sem peso, mas se não os utilizamos, para quê servem senão para jogar ao fogo??!! E ficamos vazios e angustiados querendo saber qual a razão de estarmos aqui. Simplesmente para frutificar, semear o dom de Deus aos outros: o AMOR.
 Acredito que cada um de nós sabemos o que fazer a partir de agora. E devemos pedir a ajuda do Espírito Santo para alcançarmos esse propósito, o de sermos um lugar de descanso  e paz aos que se aproximam de nós, e não sermos como o leão que rugi e assusta a todos com o nosso modo amargo e desconfiados de sermos. Sei que como eu, alguns precisam curar suas feridas, descobrirem que a Esperança ainda vive e que Deus NÃO DESISTIU DE VOCÊ, ainda que pense estar sozinha no alto monte. Ele está te vendo e quer te ajudar.
Eu estive no alto monte, de onde ninguém mais podia ouvir minha voz, mas Deus teve misericórdia de mim e ajudou-me. Mas essa experiência eu conto outro dia.
 Fiquem na paz e pensem em suas ações. Tenham cuidado para não se perderem nas solicitudes da vida. Mas se se perderem, Deus estará pronto a te ajudar a encontrar o caminho de volta pra casa.


33 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória à Deus palavras maravilhosa Deus e fiel

      Excluir
    2. Obrigada pela revelação da palavra de Deus!

      Excluir
    3. Louvado seja Deus, me vi nesta reflexão, Deus à abençoe querida, simples, clara e precisa, glória a Deus

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amém!
    Bela reflexão.
    Estava precisando.
    Deus em Cristo vos abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, precisava ver algo assim que me encorajasse a prosseguir... me descreveu em palavras! Deus abençoe! Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  5. Palavra poderosa, o bom é saber que independente da situação que passamos temos um Deus que zela por nós bom dia!!!

    ResponderExcluir
  6. Em um momento de aflicao o senhor deu-me essa parabola para reflexao e o espirito santo me direcionou a esta pagina que com palavras tao singelas falou ao meu coracao . A paz do senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me identifiquei muito e essas palavras alimentaram minha alma

      Excluir
  7. Precisava de uma explicação que me encorajasse a prosseguir diante das adversidades e hoje encontrei essa explicação. Muito bem explicado. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Amém ,foi direção de Deus essa reflexão

    ResponderExcluir
  9. Muito bom este estudo me fez refletir o quanto é importante não deixarmos enfraquecer diante das a diversidades .

    ResponderExcluir
  10. Estava procurando alguma uma reflexão sobre essas parábolas e encontrei a sua que perfeitamente traduz o ensinamento !!fique na paz do senhor

    ResponderExcluir
  11. Aprendir mais um pouco da palavra de Deus. A palavra de DDeus se renova a cada manhã

    ResponderExcluir
  12. Glória a Deus!falou muitíssimo comigo essa reflexão!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Senhor Jesus por esta palavra, te pedi e o Senhor mamdou, tudo que estava precisando ouvir neste dia.

    ResponderExcluir
  14. Palavras, de ânimo,vem sempre na hora certa. Hoje estava procurando a resposta nesse lamento, e encontrei.

    ResponderExcluir
  15. Deus estava me incomodando a cerca dessa parábola, li, reli sabia que Deus queria falar comigo ,mais a minha mente não abria a compreender cause nada, foi quando com a grande ajuda de Deus, encontrei o que estava procurando se encaixou em mim cada palavra 🙏🏾o glórias a Deus o glórias Deus e fiel 🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾

    ResponderExcluir
  16. lindo este comentário. Deus te abençoe querida

    ResponderExcluir
  17. Muito bom Deus em Cristo lhe abençoe cada dia mais

    ResponderExcluir
  18. Glória a Deus!
    Não sei explicar, mas chorei muito enquanto lia aqui.
    Continue com este trabalho. Que Deus lhe abençoe muito.

    ResponderExcluir
  19. Amém graças a Deus por esta palavra 🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Ótima explicação, quando estamos passando por momentos difíceis Deus usa um vaso pra falar e nos dá força necessária para prosseguir nossa caminhada, Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  21. Obrigada por essa gloriosa explicação! O Senhor me deu essa palavra e agora pude entender e perceber que faz todo sentido

    ResponderExcluir
  22. Louvo a Deus por sua vida e por esse entendimento.

    ResponderExcluir
  23. Muito bem explicado.parabens Deus abençoe continue assim.me tirou todas as dúvidas.coisas que eu não entendia e quando começou a ler abriu meu entendimento.

    ResponderExcluir
  24. Você me alcançou com sua explanação sobre o assunto! Obrigada por tanto! Estava lendo essa parábola na Bíblia e quis saber um pouco mais a respeito e de fato, encontrei exatamente essa interpretação cheia de verdade e conceitos emocionais! Deus te abençoe.

    NIELLE RANGEL MACAPA AP

    ResponderExcluir